Home / Construção / Arquitetura / Arquitetura sustentável na Favela de Paraisópolis – São Paulo

Arquitetura sustentável na Favela de Paraisópolis – São Paulo

Grotão - Fábrica de MúsicaUm edifício público multifuncional na favela Paraisópolis, de São Paulo, venceu o prêmio principal no valor de US$ 100 mil da etapa América Latina do 3º concurso internacional Holcim Awards para projetos e visões de construção sustentável. O projeto intitulado Grotão – Fábrica de Música impede a continuação da erosão e desabamentos perigosos de terras nos declives íngremes e leva infraestruturas sociais e culturais a uma comunidade que se encontra de fato separada da cidade formal. O projeto, chefiado por Alfredo Brillembourg, da Urban Think Tank, inclui um espaço público disposto em plataformas. O projeto apresenta áreas para agricultura urbana, um sistema de gestão de águas, um anfiteatro público, uma escola de música, um pequena sala de concertos, instalações desportivas, espaços públicos e infraestruturas de transportes.

A Holcim Foundation for Sustainable Construction, com sede na Suíça, realiza o concurso em paralelo em cinco regiões do mundo. Mais de 6.000 projetos, de 146 países, participaram dos Holcim Awards, que visa promover soluções sustentáveis desde o setor de construção e edificação até os aspetos tecnológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais.

O chefe do júri e reitor do Departamento de Arquitetura da Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, Carolyn Aguilar, elogiou a ideia pelo seu conceito unificador, com instalações culturais de grande qualidade, características arquitetônicas, e envolvimento integrado da comunidade local, numa abordagem de gestão e planificação inclusivas a nível social. “O projeto tem o potencial de contribuir para um enriquecimento da consciencialização e coesão sociais na área e aplica traços técnicos de forma exemplar e educativa”, afirma Carolyn.

About forum_admin

Veja também

Crise hídrica em São Paulo

São Paulo, crônica de uma tragédia anunciada

Em 2003 essa matéria da Folha (jornal paulista, extremamente condescendente com as gestões tucanas) já …