Home / Editores / Carlos Alceu / CADE Proibiu o Tabelamento na Corretagem & Outras Notas

CADE Proibiu o Tabelamento na Corretagem & Outras Notas

CADE PROIBIU O TABELAMENTO NA CORRETAGEM DE IMÓVEIS
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica proibiu que o Conselho Federal de Corretores de Imóveis e os conselhos estaduais (CRECI) tabelem as taxas de administração e corretagem de imóveis em todo o país. Para o CADE, tal prática é danosa à livre concorrência. Com isso, a partir de agora corretores e imobiliárias estão livres para estipular livremente seus honorários.
TENDÊNCIA MUNDIAL, COLIVING GANHA ESPAÇO NO MERCADO
Uma nova tendência de moradia compartilhada está ganhando adeptos pelo mundo. Considerado um novo estilo de vida, o coliving é muito mais que dividir a mesma residência com pessoas que não são seus familiares; é compartilhar experiências e ideias com pessoas que estão na mesma sintonia que a sua. Diferente das repúblicas de estudantes, os adeptos desse novo estilo de vida já estão estabelecidos em suas carreiras, e ao invés de comprar sua casa própria, preferem compartilhar suas vivências com outros.
PELÍCULA NO TELHADO PROMETE SUBSTITUIR AR-CONDICIONADO
Para a alegria de muitos, surgiu uma alternativa acessível a todos os bolsos, mais “verde” e tão eficiente quanto o ar-condicionado tradicional. A invenção é de dois pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA), que criaram uma película que é capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar gás refrigerador e energia elétrica. O filme poderá ser produzido usando métodos tradicionais e com custo em torno de meio dólar por metro quadrado.
COBRANÇA PELO USO DE ÁREA COMUM DEPENDE DA ASSEMBLEIA
Entre as principais vantagens que um bom condomínio pode oferecer aos moradores estão as áreas de uso comum, como salão de festas, academia, quadra poliesportiva e piscina. Para manter a ordem e o bom convívio, muitos edifícios estão optando pela cobrança de uma taxa de serviço pela utilização dessas áreas, a qual, via de regra, deve ser aprovada em assembleia geral.
IMÓVEIS DE LUXO TÊM BOA SAÍDA MESMO EM ÉPOCA DE CRISE
O fato pode parecer curioso e até mesmo improvável. Afinal, como o mercado de luxo consegue seguir intocado pela crise que acomete o mundo inteiro? No entanto, a procura por imóveis avaliados em mais de R$ 1,5 milhão continua a aumentar no Brasil. Um dos poucos setores que não foi atingido pela crise, cresceu 20%, segundo o Secovi-SP.
AIRBNB JÁ É CAUSA DE CONFLITOS ENTRE SÍNDICOS E MORADORES
Como cada vez mais pessoas utilizam o serviço de locação para hospedagem da plataforma digital AIRBNB (aluguel por temporada), síndicos e moradores estão em pé de guerra, sem saber ao certo o que pode ou não nessa espécie de hospedagem. Alguns acreditam que esse tipo de locação é regido pela Lei do Inquilinato, outros pela Lei nº 11.771/08 (que trata das hospedagens para turismo) e outros, ainda, pelo Código Civil. Ainda não há jurisprudência.
 

About Carlos Alceu Machado

Veja também

Comprador Desconhece Processo Para Aquisição & Outras Notas

COMPRADORES DESCONHECEM PROCESSOS PARA AQUISIÇÃO DE IMÓVEL Na corrida pela realização do sonho da casa …