Home / Editores / Carlos Alceu / Caixa Permite Congelar Prestações de Mútuos & Outras Notas

Caixa Permite Congelar Prestações de Mútuos & Outras Notas

CAIXA PERMITE CONGELAR O PAGAMENTO DE PRESTAÇÕES DE MÚTUOS
O mutuário que vem encontrando dificuldades para quitar as prestações da sua casa própria, pode conseguir congelar as parcelas por até um ano. De acordo com a Caixa, se o contrato não estiver em atraso e o comprador tiver pago no mínimo 24 prestações desde a concessão do mútuo ou a última negociação, é possível pausar até 12 prestações mensais. O valor da dívida, entretanto, não pode ser superior a 80% do valor do imóvel e o valor dessa pausa será somado às prestações que sobraram do contrato, sem mudança do prazo contratado.

BRADESCO APOSTA NA RETOMADA DAS VENDAS DE IMÓVEIS
Para o Bradesco, teve início a retomada das vendas de imóveis residenciais, que deve se acelerar no próximo ano, beneficiado pela economia e pelas medidas anunciadas pelo Conselho Monetário Nacional, visando aumentar os recursos e ampliar os financiamentos com FGTS. A recuperação da poupança, usada como fonte de recursos para financiamentos, e o apetite dos bancos em emprestar no crédito imobiliário, que tem a vantagem de contar com uma garantia real, também favorecem a retomada desse mercado.

HOME OFFICE EM CONDOMÍNIOS: AFINAL, PODE OU NÃO PODE ?
O segredo para quem trabalha no sistema de home office é evitar ao máximo algum desconforto aos demais condôminos. Receber muitas pessoas no seu apartamento, produzir um barulho constante e, a pior das situações, usar as áreas comuns para trabalhar, pode gerar muitos problemas – ainda mais se o uso dessas áreas resultar em um aumento nos gastos de energia ou água.

ALUGUÉIS QUE ANIVERSARIAM EM SETEMBRO PODEM SUBIR ATÉ 10%
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de grande parte dos contratos de locação, registrou uma inflação de 0,79% na primeira prévia de setembro deste ano. Esse percentual faz com que a chamada “inflação do aluguel” alcance 9,24% nos últimos doze meses. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, a alta foi provocada pelos preços no atacado e no varejo.

DONO DE PARTE DE IMÓVEL NÃO PODE SER IMPEDIDO DE VENDÊ-LA
Quando proprietários de um imóvel o possuem em condomínio e o bem é indivisível, ou seja, não é possível reparti-lo entre eles, se um optar pela venda da sua parte os demais não têm o direito de impedi-la. Caso não haja acordo entre os donos, qualquer deles pode requerer a dissolução do condomínio em juízo; nessa hipótese, aqueles que não querem alienar seu quinhão devem comprar a parte do que deseja vender, pois caso contrário o imóvel será leiloado judicialmente e o dinheiro dividido entre os proprietários.

MOBILIAR A CASA COM MÓVEIS USADOS GERA ECONOMIA DE 70%
Para quem deseja mobiliar a casa sem comprometer o orçamento doméstico, uma das opções é adquirir itens seminovos ou usados. Pesquisa realizada pela OLX, que atua no mercado de compra e venda online, mostra que é possível encontrar móveis, utensílios e eletrodomésticos em bom estado com preço até 70% mais baixo do que o dos novos.

About Carlos Alceu Machado

Advogado especialista em Direito Imobiliário e empresario no mercado imobiliário

Veja também

Boas Perspectivas Para os Compradores & Outras Notas

BOAS PERSPECTIVAS PARA QUEM QUER ADQUIRIR UM IMÓVEL São boas as perspectivas para quem pretende …