Home / Editores / Carlos Alceu / Como Tornar Seu Imóvel Mais Sustentável & Outras Notas

Como Tornar Seu Imóvel Mais Sustentável & Outras Notas

COMO TORNAR O SEU IMÓVEL MAIS SUSTENTÁVEL
Existem formas variadas de propor práticas sustentáveis e algumas sequer requerem grandes investimentos. Mais que benefícios para o meio ambiente, a sustentabilidade também traz vantagens para os moradores. Eis algumas das melhorias sustentáveis que podem ser adotadas: tenha um bom isolamento, use lâmpadas de baixo consumo, invista em eletrodomésticos de baixo consumo de energia elétrica, reutilize água da chuva, instale dispositivos de baixo fluxo em sanitários e torneiras e utilize a energia solar.

BANCOS TÊM ‘SOBRA’ DE R$ 100 BILHÕES PARA CRÉDITO IMOBILIÁRIO
A lenta retomada do setor imobiliário, aliada à resistência do consumidor em assumir dívidas longas, gera uma situação inédita no mercado de crédito para a compra da casa própria: vão sobrar mais de R$ 100 bilhões em recursos para financiamento. Esse volume de recursos reflete, de um lado, a recuperação lenta da economia, que emperra a venda de imóveis, e, do outro, o bom desempenho da poupança. Os bancos, no entanto, não devem cortar juros.

QUEM USA IMÓVEL QUE TAMBÉM PERTENCE A OUTRO DEVE ALUGUEL
Aquele que utiliza com exclusividade um imóvel que também pertence a outro (herdeiro, ex-cônjuge, ex-companheiro, coproprietário etc.), pode ser cobrado pelo aluguel mensal proporcional. Para isso, aquele que não usa o imóvel precisa ter manifestado sua discordância com a utilização exclusiva pelo outro e esse outro deve ter impedido o uso concomitante do imóvel.

CORRETAGEM NO PMCMV PODE SER ATRIBUÍDA AO COMPRADOR
O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o pagamento da comissão de corretagem pode ficar a cargo do comprador nas transações envolvendo imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida – mas o comprador tem que ser informado, no contrato, do valor que está pagando a título de corretagem. A Associação Brasileira de Mutuários da Habitação diz que a decisão já era esperada, mas recorda que os consumidores podem recorrer à Justiça nos casos em que o comprador vai ao estande da construtora procurar um imóvel.

MANTER AS NORMAS CONDOMINIAIS ATUALIZADAS É UM DESAFIO
Leis mudam, entendimentos jurídicos são aperfeiçoados, novas tecnologias surgem a todo instante, questões comportamentais são alteradas em função da modernidade, espaços novos são disponibilizados nos edifícios e exigem um regramento específico. Com tanta novidade, o desafio é manter as normas condominiais atualizadas para evitar problemas e facilitar o dia a dia do síndico.

MARCAS DE LUXO “ASSINAM” EMPREENDIMENTOS EM MIAMI
Para se diferençar dos diversos condomínios de alto nível que pipocam em Miami, novos empreendimentos imobiliários estão se associando a marcas de luxo da moda e, mais recentemente, de automóveis. Assim, já é possível morar em apartamento de edifício com a assinatura de Giorgio Armani, Fendi, Aston Martin, Missoni ou Porsche – com preços até vinte por cento mais caros.

About Carlos Alceu Machado

Advogado especialista em Direito Imobiliário e empresario no mercado imobiliário

Veja também

Escrituras Poderão Ser Lavradas Via Internet & Outras Notas

ESCRITURAS PODERÃO SER LAVRADAS VIA INTERNET Realizar uma compra e venda de imóveis em tabelionato …