Home / Habitação / Compra & Venda / Engenheiro ou Corretor de imóveis quem tem conhecimento para avaliar?

Engenheiro ou Corretor de imóveis quem tem conhecimento para avaliar?

Quanto a esse assunto, que ainda vai dar muito o que falar, temos que levar em conta as atribuições de cada profissional.

O engenheiro pode fazer uma avaliação técnica, que leva em conta vários aspectos, porém não deveria entrar em méritos como preço de negociação de um bem imóvel. Afinal que base ou que conhecimento tem um engenheiro que não vive o dia a dia do mercado de imóveis?

Trabalho em uma grande imobiliária do Rio de Janeiro e durante uma boa parte do dia atendo ligações de engenheiros solicitando que eu os ajude com a avaliação de imóveis: pedem que lhes diga o preço praticado em determinada região, pedem endereços de imóveis para comparação e outros dados. Porém se esquecem de alguns detalhes importantes, como a documentação do imóvel, por exemplo.

Que base tem um engenheiro para analisar uma documentação? Que base tem um engenheiro para dizer se um imóvel em determinada região é vendavel ou não? Como pode um engenheiro ser responsável pelo preço de um bem se ele não tem a mínima idéia do preço de mercado? Para um engenheiro um imóvel pode valer 100 mil ou 50 mil que para ele tanto faz pois não há quem fiscalize se a avaliação foi correta ou não.

Então aqui fica uma frase importante: No quesito preço, quem tem capacidade e conhecimento para avaliar é o corretor de imóveis. Por outro lado, análise estrutural, e outras características determinantes, ficam por conta do engenheiro.

Conselho: O engenheiro visita o imóvel e faz um laudo técnico de avaliação contendo seu parecer sobre o imóvel, encaminhando para um corretor credenciado analisar e dar o preço final.

Curiosidade: outro dia um engenheiro indeferiu a avaliação de um imóvel dizendo que ele não serviria como garantia para a C.E.F. pois ele ficava próximo a uma “comunidade”. Foi solicitada uma nova avaliação e o engenheiro (outro individuo) avaliou no preço que estava sendo vendido pela imobiliária. Hoje esse mesmo imóvel já está escriturado e o comprador feliz, residindo em seu novo endereço, pagando suas prestações em dia ao banco. Pergunta: Qual engenheiro está certo?

About forum_admin

Veja também

Atendimento Virtual

Atendimento virtual para corretores de imóveis

Atendimento Virtual A internet vem se tornando uma poderosa arma para auxiliar as imobiliárias e …