Home / Editores / Imóveis usados em São Paulo: vendas recuam 30%

Imóveis usados em São Paulo: vendas recuam 30%

Queda na venda de imóveisVocê já tinha lido que o número de imóveis usados vendidos em 2012 caiu 13,8% em setembro ante agosto no Estado de São Paulo. Também deve ter lido que a venda de imóveis novos no mesmo período sofreu uma (pequena) queda de 50%.

Agora vem a notícia de que as vendas de imóveis usados recuaram 32,11% em novembro no Estado de São Paulo na comparação com outubro, segundo o Creci-SP (Conselho Federal de Corretores).

Segundo a pesquisa, feita com 1.381 imobiliárias de 37 cidades do Estado de São Paulo, as vendas em novembro foram menores que as de outubro nas quatro regiões em que se divide a pesquisa.

São Paulo teve queda de 8,83%; interior, de 19,85%; litoral, de 16,93% e ABCD, Guarulhos e Osasco, de 64,24% (!!).

Para o presidente da entidade, a perspectiva em dezembro é de alta nas vendas (sei..). Quanto ao resultado de novembro, ressalta que “a venda de um imóvel tem ritos e ritmo mais demorados que os de outros bens por causa do valor do negócio, dos cuidados que essa operação exige e da própria natureza desse bem, que costuma ser o mais caro que as famílias adquirem”.

E neste contexto me aparece a notícia de que o Feirão de Imóveis da Caixa, versão 2012, bateu recorde de vendas (20% a mais que o anterior) e que as contratações de crédito imobiliário em 2012 tiveram um crescimento de 36,2% (!!).

Será que não está havendo uma manipulação da informação aí? Como é possível as vendas despencarem (e estão em queda desde 2011 – quem está no mercado sabe muito bem disso) e o volume de crédito imobiliário crescer mais de 1/3?

Também pergunto o seguinte: tenho um “conhecido” que comprou um imóvel novo, financiado (“pagou” uma fábula) e está há mais de um ano tentando vender o imóvel velho aqui em São Paulo.. Tá pedindo R$ 1 milhão em um imóvel que eu avalio – assim por cima – em uns R$ 400 mil.. recentemente esse “conhecido” me disse que agora vai ter que vender o imóvel “velho” de qualquer jeito, pois as coisas estão começando a apertar (queimou as economias – precisa vender o imóvel antigo para pagar balões e prestações do novo).. o que será que vai acontecer com esse camarada, já que agora tá meio difícil vender imóvel?

About José Ruiz

Veja também

Caixa Anuncia Corte Nos Juros & Outras Notas

CAIXA ANUNCIA CORTE DE JUROS DO CRÉDITO HABITACIONAL Com atraso em relação a outros bancos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *