Home / Editores / Carlos Alceu / Inquilino Tem Direito de Preferência & Outras Notas

Inquilino Tem Direito de Preferência & Outras Notas

INQUILINO TEM DIREITO DE PREFERÊNCIA NA VENDA DO IMÓVEL
No caso do locador pretender vender um imóvel que esteja alugado, é sua obrigação comunicar tal intenção ao locatário, explicitando preço e condição de pagamento. Se o inquilino estiver interessado, deve manifestar seu desejo no prazo de 30 dias, por escrito. Mas o locatário não pode fazer contraproposta, cabendo-lhe simplesmente aceitar a oferta do locador.
MELHORA DA ECONOMIA ATRAI INVESTIDORES PARA IMÓVEIS
Não é de hoje que investir em imóveis residenciais e comercias para revenda e locação se apresenta como um negócio extremamente lucrativo. Nos últimos anos, com a retração do mercado, houve considerável queda na procura de imóveis por investidores. Porém, com as expectativas positivas de melhora do mercado, os investidores já estão retornando para esse segmento.
QUEM ASSINOU CONTRATO, MAS NÃO RESIDE, PERDERÁ IMÓVEL DO PMCMV
Os contratos de financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), que não estejam sendo habitados pelas famílias que os adquiriram, poderão ser rescindidos. A Caixa Econômica Federal alerta que as pessoas que compraram esse tipo de imóvel, mas não estão residindo nele, perderão o direito sobre as residências, que serão destinadas a pessoas realmente necessitadas.
IR 2018: ENTENDA COMO DECLARAR O DISTRATO DE IMÓVEIS
O contribuinte que desistiu da aquisição de um imóvel e distratou a aquisição do bem durante o ano de 2017, deve informar o fato na declaração do Imposto de Renda 2018. Nesta situação, na ficha Bens & Direitos o contribuinte deverá atualizar a descrição do imóvel, informar a data do distrato, a importância que lhe foi reembolsada e se houve lucro ou prejuízo na transação.
CAIXA DIZ QUE VAI PRIORIZAR FINANCIAMENTO HABITACIONAL
O novo presidente da Caixa Econômica Federal disse que existe um grande espaço para a expansão do crédito habitacional, uma vez que a carteira total da CEF não alcança o equivalente a 10% do produto interno bruto brasileiro. Ele informou que o orçamento da Caixa para financiamento de imóveis em 2018 alcança 82 bilhões de reais.
BANCOS REDUZEM JUROS NOS FINANCIAMENTOS IMOBILIÁRIOS
Financiar um imóvel começa a ficar mais barato. Isso porque uma disputa entre bancos por esse mercado está levando à redução dos juros cobrados para a concessão de crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Atualmente, dos cinco principais bancos do país –Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander –, apenas a Caixa ainda tem taxa de financiamento superior a 10%, mas que está prestes a diminuir.
 

About Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Estuda Incluir Eletrodomésticos no PMCMV & Outras Notas

CAIXA ESTUDA INCLUIR ELETRODOMÉSTICOS NO PMCMV A Caixa Econômica Federal informou que está estudando, em …