Home / Mercado / Investimentos / Investimentos em imóveis ainda valem a pena

Investimentos em imóveis ainda valem a pena

Mercado imobiliário na cidade de São PauloApesar do crescente endividamento das construtoras e incorporadoras, o preço do m² em São Paulo e no Rio de Janeiro continua a subir. Segundo o índice Fipe-Zap, a valorização no preço dos imóveis entre 2008 e 2011 chegou a 155,4% no Rio de Janeiro e 123,8% em São Paulo.

No entanto, compradores de imóveis reclamam do atraso na entrega das chaves. Este fato está se tornando uma constante, as queixas contra as incorporadoras via internet cresceram 581% em relação ao ano de 2009, no Procon houve alta de 113% nas reclamações, enquanto as vendas de apartamentos novos em São Paulo caíram 13% no mesmo período.

Segundo as próprias incorporadoras, a razão para isso é multifatorial. Parcerias pouco lucrativas com construtoras regionais, terceirização dos serviços fora da região sudeste, aumento no preço de materiais de construção, falta de mão-de-obra qualificada e o aumento nos salários dos profissionais da construção civil colaboraram para o quadro.

No ano passado as grandes incorporadoras começaram uma reestruturação. O ritmo no surgimento de novos empreendimentos diminuiu até 50%, parcerias regionais pouco lucrativas estão aos poucos sendo encerradas e a entrega dos empreendimentos que já estão em obras se tornaram prioridade.

Os especialistas apontam que apesar dos dados e das últimas notícias na imprensa, os lançamentos imobiliários ainda são um ótimo atrativo de investimento em relação a outros mercados como a bolsa de valores e que o preço do m² pode continuar a subir.

About forum_admin

Veja também

Negócios Imobiliários Devem Crescer Em 2018 & Outras Notas

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS DEVEM CRESCER 10% NESTE ANO O mercado imobiliário brasileiro tende a crescer 10% …