Home / Editores / Carlos Alceu / Mercado de Imóveis de Luxo & Outras Notas

Mercado de Imóveis de Luxo & Outras Notas

MERCADO DE IMÓVEIS DE LUXO SEGUE NA CONTRAMÃO DA CRISE
Diversos levantamentos realizados Brasil afora, vêm apontando o crescimento da procura por condomínios de luxo. Esse segmento, que explora imóveis que chegam a custar milhões de reais, parece ignorar a recessão econômica e segue na contramão do mercado. Uma pesquisa feita pelo portal VivaReal apontou que a procura por imóveis com preços acima de R$ 1 milhão aumentou 32% em relação a 2014. E a tendência é de alta.
AS CASAS DO MUNDO DE RALPH LAUREN
No mundo de Ralph Lauren, as energias particular e de negócios seguem lado a lado e são indistinguíveis. Nos EUA, ele possui um apartamento minimalista em Manhattan, uma casa de praia rústico-moderna em Long Island, um rancho no Colorado e uma mansão de pedra em Bedford. Também é proprietário de um refúgio tropical na Jamaica. Cada casa mostra sua visão da boa vida e conta uma história diferente.
ATENÇÃO NA HORA DE INFORMAR O PREÇO DA COMPRA
Como lucro imobiliário é a diferença entre o preço da compra e o da venda, é preciso estar esperto na hora de declarar o custo de aquisição de um imóvel. Isso porque a Receita Federal admite que sejam incorporados ao preço itens como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), os juros de mútuo habitacional e taxas de corretagem pagas pelo comprador.
VOTO DE INQUILINO EM ASSEMBLEIA DE CONDOMÍNIO
De vez em quando ressurge o debate envolvendo a questão do voto do inquilino em assuntos condominiais. Resumindo: apenas se o locador-condômino não comparecer a uma assembleia, o locatário poderá votar – e só em proposições que digam respeito às despesas ordinárias. Porém, se o locatário for o procurador do locador, ele poderá votar em todos os temas que o mandato autorizar.
ANÚNCIOS IMOBILIÁRIOS À MODA ANTIGA
É incrível, mas alguns operadores do mercado imobiliário ainda anunciam seus imóveis à moda antiga. Isso significa prestar pouca atenção à comunicação visual, não informar o preço nem eventuais condições de pagamento e divulgar a localização apenas citando o bairro. Há, também, é claro, os que não divulgam seu e-mail. Renovar ou morrer.
QUANDO PEDIR A DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL ALUGADO
Há duas situações nas quais um locador pode pedir a desocupação de imóvel residencial alugado, concedendo um prazo de apenas 30 dias ao seu inquilino: A) Nos contratos celebrados por escrito, com prazo mínimo de 30 meses. B) Nos contratos verbais, ou ajustados por escrito com prazo inferior a 30 meses, se a locação estiver vigorando há mais de cinco anos.
PROBLEMA COM A QUEDA OU OSCILAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Com a questão energética se agravando, vale recordar duas regrinhas básicas para quem tiver eletrodoméstico danificado em virtude de queda ou oscilação de energia num imóvel: registrar o fato junto à concessionária do serviço, em até 90 dias, solicitando ressarcimento dos danos, e não mandar consertar o aparelho antes de decorridos 20 dias do protocolo da reclamação.
MARKETING PESSOAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS
Em qualquer atividade autônoma, o profissional precisa causar uma boa impressão já no primeiro contato com o seu possível cliente; no mercado imobiliário, não poderia ser diferente. Por conta disso, os marqueteiros previnem: quem quiser fazer sucesso como corretor, também precisa ser craque em postura, vestuário e vocabulário.

About Carlos Alceu Machado

Advogado especialista em Direito Imobiliário e empresario no mercado imobiliário

Veja também

O futuro do Mercado Imobiliário na Baixada Santista

O Brasil entrou na pior crise de toda a sua história.. .. se você tem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *