Home / Habitação / Crédito Imobiliário / Minha Casa Minha Vida só no asfalto: bom ou mau?

Minha Casa Minha Vida só no asfalto: bom ou mau?

Minha Casa Minha Vida exige infra-estrutura mínimaAtravés de uma nova medida que está em vigor desde o dia 14/02/11, o governo resolveu cumprir as exigências previstas, mas que só existiam no papel, para o financiamento de imóveis através do Programa Minha Casa Minha Vida: agora só vai ser liberado onde existir infraestrutura completa – na verdade um conjunto de normas que procuram dar uma garantia de qualidade de vida para o morador – o mínimo que deveria ser exigido de um projeto com apoio do governo, como por exemplo ruas asfaltadas – com meio-fio – e saneamento básico.

A chiadeira foi geral. Alguns dizem que a medida provoca prejuízo para os pequenos construtores, que não conseguem vender seus imóveis construídos em áreas sem infra-estrutura. Outros apontam para a paralização de obras e a demissão de milhares de trabalhadores. Há ainda quem aponte a medida como um problema para os compradores.

Eu acredito realmente que muitos construtores terão problemas. Porém, imaginar que o governo vá financiar uma obra em uma área sem infra-estrutura básica é “querer demais”, não? O camarada constrói o imóvel em área de risco e quer que o governo vá financiar? Depois o próprio governo é “convocado” para fazer novo investimento para corrigir os erros da infra-estrutura que era obrigação da prefeitura ou do estado prover(!). Isso não tem sentido.

Existe um esforço mundial para levar saneamento básico para 100% dos habitantes do planeta. Oras, a primeira medida é não construir antes de preparar a infra-estrutura básica.

Considerando o mercado imobiliário aquecido, o foco na classe C, sobretudo através de programas como o Minha Casa Minha Vida, agora é mais do que oportuno o governo fazer esse tipo de exigência. Que se cumpra o Estatuto da Cidade. Aproveitem os pequenos construtores, através de seus representantes, para pressionar prefeitos e vereadores para a elaboração de um Plano Diretor que atenda plenamente a população local, sobretudo para democratizar recursos públicos.

O problema é que ao invés disso, muitos empresários brasileiros só pensam no próprio lucro, de preferência no curtíssimo prazo. E partem para construir imóveis em qualquer lugar (o mais barato possível), usando materiais de baixa qualidade. Quem não tem onde morar acaba comprando, é a oportunidade da vida daquela pessoa. Isso, porém, está longe de ser justo.

Eu acho que o governo agiu certo e de forma oportuna: Minha Casa Minha Vida só com infra-estrutura. Qual a sua opinião?

About forum_admin

Veja também

O Regime de Casamento Oficial no Brasil & Outras Notas

QUAL O REGIME DE CASAMENTO OFICIAL NO BRASIL ? O regime dos casamentos celebrados após …