Home / Editores / Carlos Alceu / Proprietário Pode Alugar Via Aplicativo & Outras Notas

Proprietário Pode Alugar Via Aplicativo & Outras Notas

PROPRIETÁRIO PODE ALUGAR PARTE DE IMÓVEL VIA APLICATIVO
A Justiça brasiliense reconheceu que a natureza jurídica dos negócios intermediados pelo aplicativo Airbnb, se aproxima da locação e não equivale à definição de “meios de hospedagem”. Como os contratos de locação podem ser celebrados por qualquer prazo, o fato de serem as locações celebradas por curtos lapsos temporais em nada prejudica a natureza do negócio jurídico em questão. O TJDF ainda acrescentou ainda que o aplicativo Airbnb, da mesma forma que a Uber, segue a tendência global da economia compartilhada.

QUAIS CARACTERÍSTICAS AS PESSOAS VALORIZAM NUM IMÓVEL?
Supermercados, farmácias, feiras, academias, parques, bares, restaurantes – tudo isso contribui para facilitar a vida de quem reside nas redondezas. Assim, quanto mais fácil o acesso a esse tipo de comodidade, mais valorizado tende a ser o imóvel, porque acaba com a necessidade do morador ter que se deslocar grandes distâncias para fazer operações simples.

CENTRAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS BENEFICIARÁ OS USUÁRIOS
A Central de Registro de Imóveis é uma plataforma que visa integrar, de forma eletrônica, os serviços prestados pelos cartórios de registro de imóveis do Rio Grande do Sul. Através da Central, os usuários acessarão diretamente os ofícios imobiliários e poderão realizar serviços como pesquisa, buscas, visualização de matrículas (“matriculas online”), pedido de certidões, entre outras opções, com facilidade e comodidade.

ALGUMAS DICAS PARA A VENDA DE IMÓVEIS MAIS ANTIGOS
Imóveis antigos podem ser incríveis oportunidades de negócio, mas também podem virar uma dor de cabeça na hora de vender. Por isso, nunca se esqueça de salientar as vantagens que muitos desses imóveis possuem, como as conveniências da localização, os amplos espaços internos, o preço mais baixo, a calma e o sossego do lugar e a boa estrutura do imóvel.

LANÇAMENTOS E VENDAS DE IMÓVEIS SUBIRAM DE JANEIRO A JULHO
Os lançamentos e as vendas de imóveis cresceram 21,4% e 11,6% no Brasil, respectivamente, de janeiro a julho na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com uma pesquisa da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em parceria com a ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

CRÉDITO IMOBILIÁRIO CAI 50% NA COMPARAÇÃO COM 2014/2015
Apesar dos bancos afirmarem que não houve aperto nos critérios para a concessão de crédito para moradias, o total de empréstimos imobiliários novos, nos últimos doze meses, é 50% menor do que o volume de financiamentos liberados em 2014 ou 2015, no caso de pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, a baixa real (descontada a inflação) é de cerca de 80%.

About Carlos Alceu Machado

Advogado especialista em Direito Imobiliário e empresario no mercado imobiliário

Veja também

A Hora de Comprar Imóvel é Agora & Outras Notas

A HORA DE COMPRAR UM BOM IMÓVEL PODE SER AGORA Quem está pensando em adquirir …