Home / Habitação / Saiba mais sobre renovação de contrato e reajuste de aluguel do seu imóvel

Saiba mais sobre renovação de contrato e reajuste de aluguel do seu imóvel

Seu contrato venceu e você não entende o motivo do aumento no valor do seu aluguel? Não sabe como renovar o contrato? Fique atento às dicas abaixo para que você possa cuidar pessoalmente das informações do imóvel que está alugando.



Lei do Inquilinato e renovação do contrato

Segundo a Lei do Inquilinato, documento que dispõe sobre as locações dos imóveis e os procedimentos a elas pertinentes, todos os contratos são prorrogados após o seu vencimento, vigendo a partir deste momento por prazo indeterminado. A renovação acontece porque muitos imóveis já não possuem os mesmos preços praticados no mercado em imóveis semelhantes.

Para a renovação do contrato, é importante que se faça uma revisão nos interesses do locador e do locatário, assim como a atualização dos dados cadastrais contidos no documento. Segundo pesquisa da Administradora Lello, em comparação ao mesmo período em 2010, quase 50% dos contratos de imóveis foram renovados no primeiro bimestre de 2011 em São Paulo.

Bom relacionamento gera conforto na parceria de contrato

Na mesma pesquisa foram apresentados os fatores que influenciam na renovação e permanência do contrato vigente entre as partes – pagamento em dia, conservação do imóvel e relação amistosa entre as partes (locatário e locador).

Em média, os contratos possuem a vigência de 30 meses, sendo que até 12 meses existe uma porcentagem de multa caso o locatário queira deixar o imóvel. Após este período, além de existir um reajuste no valor do aluguel, deixa de valer a multa contratual.

 
 

About forum_admin

Veja também

Condomínios – resorts: segurança, lazer e tranqüilidade nos entornos da capital

A segurança no Brasil é diariamente foco das pautas de jornais, revistas e também na …